FEIJÃO DA VOVÓ


Na minha casa feijão é um dos pratos principais. Eu AMO feijão! Se estiver fresquinho e bem feito eu como puro mesmo. Na casa da minha avó ele é muito esperado e saboreado. Ela até sabe: se eu chego para o almoço ela já diz “Mi tem feijão fresquinho!”. E não descansa enquanto eu não comer uma pratada. A mesma coisa com o pudim. Que é outra maravilha dos deuses e já já aparece por aqui também.

A receita do feijão passou de mãe pra filha. Mais o estilo que a receita. Por que eu demorei 1 ano e meio para encontrar o ponto certo - Isso responde a pergunta de por que postar uma receita de feijão que parece algo tão básico. Agora que encontrei o ponto compartilho com vocês. Acho que ficou parecido com o da vovó e com o da minha mãe que também é uma perdição. A gente costuma dizer que o feijão está “um chocolate” por que o caldinho está grosso e bem saboroso.

Eu tinha pavor da panela de pressão mas ganhei uma dessas no meu chá de panela e não só perdi o pavor como uso ela pra tudo que posso.


Eu faço feijão para congelar. Ele dura uma semana ou até mais dependendo de quantas refeições fazemos em casa.

INGREDIENTES:

2 xícaras de feijão

6 xícaras de água

1 colher de chá de alho moído

1 colher de sopa de cebola triturada

Óleo

Sal a gosto

MODO DE PREPARAR:

1. Deixar de molho de um dia pro outro. Eu deixo na própria panela. (se esquecer de deixar ferve um pouco de água e joga no feijão. Deixa umas duas horas de molho e já dá um efeito legal)

2. Jogar fora a água preta que solta e dar uma lavada rápida

3. Acrescentar 6 xícaras de água e fechar panela de pressão

4. Quando começar a apitar diminuir o fogo para o mínimo e esperar entre 25 e 30 min.

5. Desligar e esperar sair a pressão

6. Depois que sair a pressão abrir a panela e voltar a colocar para ferver. Enquanto isso colocar o sal e fritar o tempero numa frigideira a parte.

7. Com o feijão já fervendo jogar o tempero e mexer. Provar e acertar o sal. Eu vou colocando de meia em meia colher de sopa. Mexo, espero um pouco e provo para ver se o tempero já pegou nos carocinhos (ou bago como dizem por aqui). Não dá pra provar só o caldo logo assim que coloca o sal por que pode até estar salgado mas o feijão ainda não pegou o sabor.

Para que o caldo fique na consistência que você prefira basta acrescentar um pouco de água se ficou grosso ou deixar ferver sem tampa em fogo baixo se quiser mais grosso.

Pronto! Só aproveitar agora.


#feijão #receitascaseiras #feijãodavovó #feijãocaldogrosso #feijãochocolate

Categorias: