ME AVENTURANDO COM AS FRALDAS DE PANO - O INÍCIO DA EXPERIÊNCIA

Atualizado: 27 de Mar de 2019



Quando eu estava grávida, estávamos fazendo as contas dos gastos mensais com o bebê e o Ivo (meu marido) comentou que seria bom usar fraldas de pano. Eu disse pra ele que era loucura, que seria um retrocesso e que eu não ia ficar lavando fralda rs.

Aí, um belo dia, procurando blogs para mães, me deparei com as fraldas de pano modernas ou fraldas de pano ecológicas. Achei elas tão fofas e cheias de bichinhos que já me encantei de cara. Mas mesmo assim não estava a fim de ficar lavando fralda. E estava bem reticente em dar o primeiro passo.

Pesquisei um pouco valores e experiência de pessoas na internet e decidi comprar algumas para testar quando o Davi já estivesse com o cocô mais durinho. Ou seja, só depois da introdução alimentar. Não teria coragem de me arriscar antes.

Então vou contar um pouco da minha experiência de iniciante. Eu não tinha a mais mínima noção de como usar e o que eram.

Se vocês nunca ouviram falar disso vale a pena dar uma olhada no vocabulário do blog Nossa Casa é Viva. Foi o melhor que encontrei e depois disso já não fiquei mais perdida.

Nesse post vou contar a experiência de começar. Depois virão outros mais detalhados com diferentes temas porque estava ficando muito extenso.

Esperei o Davi começar a introdução alimentar para começar a usar porque não tive coragem antes. Não sabia como ia lavar fralda de coco tão mole e além disso ele fazia cocô toda vez que mamava.

VAZOU!?!

Aí veio minha decepção: VAZOU! Sério? Vazou? Então por que você usa? Por que sou cabeça dura. Então se eu já tinha 10 fraldas e 20 absorventes tinha que dar um jeito de usar e não ia desistir de primeira. Conversei com uma amiga que usa e ela me disse que deveria ser a qualidade da fralda ou a colocação. BINGO! Eram as duas coisas. Comecei a usar um absorvente de algodão e um de microfibra no bolso da fraldinha e ajustei melhor. Funcionou de maravilha.

Nesse momento pensei em desistir. Mas sabe porque não desisti? Sinceramente nem pelo planeta nem pelo meu bolso mas pela saúde do Davi. Desde que ele nasceu a região genital dele sempre estava vermelhinha. Um dia depois que comecei a usar fraldas de pano ficou branquinha e lisinha. Mesmo sem nenhuma pomada. Percebi o quanto fazia bem pra ele.

Então eu decidi comprar mais fraldas mas agora de outras marcas melhores porque as chinesas eram baratas mas a qualidade deixava a desejar. Fora o tempo que demoraria para chegar. Completei meu enxoval com mais 10 fraldinhas.

FRALDAS DE PANO NA CRECHE

O seguinte desafio era mandar para a creche. Achei que as professoras iam odiar e me dizerem que tinha que mandar descartáveis.

Eu cheguei e disse: "professora eu uso essas fraldinhas. São fraldas ecológicas. A maneira de usar é a mesma da descartável a diferença é que em vez de jogar fora vocês colocam na sacola para eu lavar. E se tiver cocô basta jogar fora o forrinho impermeável."

Fiquei esperando uma cara feia mas a cara foi de surpresa e curiosidade. Não só aceitaram como quiseram conhecer e entender melhor como funcionavam. Até a diretora e a coordenadora pedagógica vieram elogiar as fraldinhas.

TEMPO PARA CUIDAR DAS FRALDAS

Dá trabalho? Claro que dá! Não vou dizer que é exatamente o mesmo que usar descartável porque seria mentira. A descartável você só tira e joga no lixo. A de pano você tira, guarda, coloca para lavar, pendura para secar e monta. Aí depois usa igual a uma fralda descartável.

Então por que eu uso?

Sinceramente quase desisti no começo quando minha licença terminou e voltei a trabalhar. Mas aí eu pensei no bem do Davi. E pensar em como a pele dele tinha ficado branquinha e sem nenhuma assadura me fez decidir que eu continuaria na minha aventura louca das fraldas ecológicas. E não é que agora me acostumei? Já incorporei à minha rotina o cuidado com as fraldinhas e está sendo tranquilo. Às vezes quando estou muito atarefada ou quando não sai o sol de jeito nenhum me acho louca e dá vontade de desistir mas elas já me conquistaram.

PARA DORMIR

Ainda estou começando a me aventurar. Para dormir, por enquanto, uso descartáveis. Esse será um assunto para depois por que estou fazendo o teste só nos fins de semana por que durante a semana se vazar e eu tiver que trocar tudo fica apertado de tempo. Mas até agora passaram no teste. Um dia vazou. Mas por que eu coloquei errado. Nos outros dias duraram a noite toda. Toda mesmo: 10 horas seguidas.

Nos próximos posts vou fazer um comparativo mais detalhado dos diferentes produtos relacionados a isso e vou fazer uma entrevista com uma mamãe de 3 com o 4o a caminho que só usa fraldinhas ecológicas!

#fraldaecológica #fraldadepano #fraldadepanomoderna #fraldasdepano

Categorias: