Os 3 Ds do Relacionamento a dois

Atualizado: 29 de mar. de 2019



Me aguentando há 2 anos

Hoje completamos 2 anos de casados. Admito que parece que foi muito mais dada a intensidade de tudo o que já vivemos até aqui. Então eu não poderia deixar de escrever a respeito de algo que acho que tem nos ajudado muito na nossa vida a dois desde o namoro.

Em um curso que participei em 2009 na Espanha um dos palestrantes disse que todo relacionamento a dois para que seja bem sucedido precisa de 3 Ds: detalhes, diálogo e Deus.

Isso me marcou muito. Tanto que não me lembro o nome do palestrante mas me lembro claramente dos 3Ds. E nós temos tentando aplicar isso no nosso relacionamento desde sempre e tem sido muito bom pra nós dois.

Detalhes:

Isso é algo que eu faço meio naturalmente. Acho que qualquer relacionamento - seja namoro, amizade ou família -se estiver repleto de detalhes é sempre bom e está sempre sendo renovado. São tantas coisas simples que podemos fazer para agradar ao outro: fazer uma comida gostosa, deixar um bilhetinho, comprar um chocolate, se arrumar para sair com o outro... coisas que não exigem gasto e que fazem o dia a dia muito mais gostoso.

Diálogo:

Isso é com certeza essencial. Eu vejo tantos relacionamentos ruírem por falta de diálogo. Por que às vezes os dois estão falando a mesma coisa mas mesmo assim parece que estão falando coisas opostas. Ou por que um não respeita o ponto de vista do outro. Ou simplesmente por que um mal interpreta o outro. Nós lemos um livro enquanto ainda namorávamos que se chama "Homens São de Marte e Mulheres são de Vênus". Esse livro nos ajudou muito a compreender as diferenças entre homem e mulher. Eu cheguei a dar várias palestras sobre ele e super recomendo para namorados, noivos, casados e até para filhos, mães, amigos... Os homens e as mulheres pensam diferente e reagem de maneira diferente. Entender isso nos economizou muitas brigas e nos rendeu muitas risadas. Dá uma olhadinha lá no post que escrevi sobre isso.

Deus:

Para nós tem sido muito importante. Não fazemos nada extraordinário. Cada um busca cultivar sua fé e seu relacionamento com Deus a sua maneira. E fazemos algumas orações em família junto com o Davi: antes de comer, antes de sair de casa e vamos à Igreja no domingo juntos. Nada muito complexo mas o suficiente para que Deus faça parte das nossas vidas e da nossa família.

Eu diria que tem outra coisa que nos ajuda muito. E que não entrou nos 3Ds mas que também acho que não pode faltar. E é acreditar que nos casamos para sempre. Isso não está muito de moda né? Mas eu nunca liguei em estar fora de moda. Para mim isso é super importante por que faz com que cada um coloque o melhor de si na relação e busque se adaptar ao outro e fazer que dê certo. Se tem uma frase que eu detesto é "se não der certo, separa". Por que ela faz com que a gente acredite que o outro é tipo um produto descartável. Que enquanto servir eu quero se não descarto e compro outro. Não estou dizendo que não haja casos que isso é inevitável. Mas o fato de acreditar que é pra sempre e querer que seja faz com que cada um coloque o melhor de si para que isso seja uma realidade.

#família #Vidaadois #dicasderelacionamento #aniversariodecasamento

Categorias: