Qual é a Origem e o significado da árvore de Natal?



Quando eu decidi escrever uma série de posts sobre o significado dos símbolos do Natal não imaginei que me depararia com coisas tão interessantes. Uma delas foi a origem e o significado da árvore de Natal.

Eu descobri que ela teve inicialmente um significado pagão, depois tornou-se um símbolo para os cristãos e hoje é usada até mesmo pelos gnósticos e é cheia de significados cabalísticos. Por isso ela está presente em tantos lares, por que faz parte da tradição católica, protestante, ortodoxa e até mesmo de outras religiões cristãs ou não.

ORIGEM

Não há um consenso sobre a origem da árvore de Natal. Há várias versões mas todas elas desembocam nos mesmos significados.

Há uma versão que a origem da árvore de Natal é pagã. Ela era venerada como símbolo divino.

Outra versão conta que o frei São Bonifácio tentou acabar com essa veneração pagã na Turíngia mas como não conseguiu adaptou para a tradição cristã. Decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus.

Há ainda outra versão bastante difundida e interessante que diz que na véspera de Natal Martinho Lutero caminhava em uma floresta e ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve e a luz das estrelas passando entre os galhos verdes. E buscou reproduzir essa bela imagem em sua casa.

Provavelmente surgiu na Alemanha entre os séculos XIII e XVIII. No século XIX chegou aos Estados Unidos e outros países da Europa e no século XX na América Latina.

SIGNIFICADO

Quanto ao significado conseguimos chegar a um consenso entre as diferentes versões. Todas elas têm uma origem comum: países Europeus onde o inverno é muito rigoroso. A árvore utilizada é o pinheiro por que ele se mantém verde durante o inverno quando a maioria das árvores perde as folhas. Significa portanto a vida que vence a morte, a imortalidade de Cristo, a alegria e a esperança.

QUANDO MONTAR


Há diferentes tradições.

Católicos: para os católicos a árvore de natal deve ser montada no começo do Advento (4 domingos antes do dia do Natal)

Estados Unidos: nos EUA elas são montadas no dia de ação de graças que é na quarta quinta feira de Novembro.

Mas o que vemos por aí é que muitos tem pressa. E no final de outubro ou começo de novembro as vitrines já estão cheias de árvores de Natal.

QUANDO DESMONTAR

Em geral a tradição diz que se desmonta a árvore no dia 6 de janeiro que é o Dia dos reis Magos que é a última festa litúrgica do período do Natal. Mas muitas pessoas acham que o Natal já acabou no dia 26 de dezembro e começam a guardar todos os enfeites.

#Natal #decoraçãodenatal #árvoredenatal #significadosimbolosnatal #símbolosnatal

Categorias: