Quem montou o primeiro presépio da história?



Nós estamos acostumados a ver presépios montados por aí como decoração. E também diferentes modelos e tamanhos nas lojas. Até sabemos o que ele significa. Afinal, o Natal é a comemoração do nascimento de Jesus.

Mas você sabe quem foi que teve a ideia de montar a representação desse momento pela primeira vez?

Em 1223, na cidade de Greccio, um frei - o famoso Francisco de Assis - sentiu a necessidade de explicar de uma maneira mais palpável o verdadeiro sentido do Natal para os camponeses que o escutavam. Então, com a ajuda de amigos,ele montou em uma gruta na Floresta dessa pequena cidade italiana, um presépio em tamanho real. As imagens de Jesus, Maria e José foram feitas de argila. Mas ele não se contentou com isso e pediu que levassem um boi e um jumento de verdade.

Ali foi celebrada a missa de Natal e dessa maneira tão lúdica ele atingiu seu objetivo: fazer com que aquelas pessoas simples compreendessem a grandeza e a humildade daquele momento.

A gente vê essas imagens bonitinhas e nem pensa na realidade nua e crua né? Já imaginou parir em um estábulo? O cheiro, o frio, a sujeira... não deve ter sido nada agradável. E colocar seu filho recém nascido para dormir em cima das palhas de um comedouro de animais? Afinal isso é a manjedoura.

O que Francisco queria era justamente mostrar que o presépio é uma baita lição de simplicidade e austeridade do menino Jesus. Foi numa gruta fria e suja em Belém que ele nasceu para nos ensinar o que é verdadeiramente importante nessa vida.

Significados

Presépio - em hebraico significa manjedoura dos animais; ou lugar onde se recolhe o gado ou estabulo

Manjedoura - recipiente usado pelos fazendeiros para alimentar o gado (pensa a baba de vaca que devia ter ali!)

Personagens que costumam estar no presépio:

Menino Jesus

Maria - mãe de Jesus

José

Estrela de Belém

Os reis magos - que foram guiados pela estrela e levaram presentes para Jesus

Anjo - que anunciou o nascimetno de Jesus aos pastores

Pastores

Animais do estábulo: geralmente jumento, vaca e ovelhas

#presépio #natal #significadosimbolosnatal #Navidad #Christmas

Categorias: