Cardápio para a família - Modelo para imprimir



Você faz um cardápio semanal para sua família? Se não, pensa se não vale a pena dedicar uns minutinhos cada semana para fazer. Por que isso pode facilitar MUITO a sua organização e fazer você economizar tempo e dinheiro. Além de ajudar muito a ter uma alimentação equilibrada e saudável.


Eu tento fazer o meu sempre na sexta à noite ou sábado de manhã. Verifico o que tenho congelado, o que tenho de sobras e faço meu cardápio tentando variar o tipo de carne (ou proteína) que vou usar cada dia. Eu fiz uma lista de coisas que nós gostamos de comer no café, almoço e jantar assim eu olho essa lista para facilitar na hora de fazer o cardápio por que não tenho tanta criatividade assim. É bom renovar essa lista de vez em quando por que a gente vai aprendendo coisas novas e vai enjoando das antigas não é?


Nos primeiros dias da semana eu uso o que já tenho na geladeira. Para os outros dias costumo usar o que tenho congelado ou - se não tenho pronto - faço em porções que dariam para duas ou três refeições. Assim congelo para um outro dia e vou tendo sempre algo congelado para fazer durante a semana. Ou para um fim de semana que eu queira ficar menos tempo na cozinha. Outra coisa importante é já pensar o que fazer com aquelas sobrinhas que podem ficar de uma refeição para outra. Dificilmente sobra aqui por que a gente já faz na quantidade certa mas, se sobra, temos que reaproveitar logo se não estraga. Então vale colocar isso no cardápio também: fazer uma torta salgada com o frango que sobrou, usar a carne para rechear um crepe, fazer um arroz de forno, etc. O cardápio também serve de base para fazer a lista de compras - vamos falar dela em outro momento. Mas o fato é que não adianta ir no mercado e sair comprando um monte de coisas. Sobretudo frutas, legumes e perecíveis. É importante comprar só o que vamos usar. Se não vamos estar jogando comida - e dinheiro - fora. E cada vez que jogo algo fora penso em quantas pessoas não tem nem isso para comer naquele dia...

Aí está o modelinho do cardápio para você baixar, imprimir e preencher segundo o que sua família precisa.


Depois me conta como foi a experiência por aí!

#cardapio #organizaçãocongelador #dispensaorganizada #cozinhaorganizada #dicaspracozinha

Categorias: