Como o Fonoaudiólogo pode auxiliar na Amamentação

A amamentação é fundamental para a saúde da mãe e do bebê não só no período da amamentação como ao longo de toda a vida., e infelizmente pelo fato de acreditar que o ato de amamentar é fisiológico e instintivo são inúmeros os casos de dificuldades e insucessos

No Brasil, é muito frequente a mulher recebe alta hospitalar antes mesmo da apojadura, período no qual ocorre a descida do leite.

Por esse motivo, quando ela retorna para casa, além dos desafios com os cuidados do bebê, ela terá que administrar os transtornos comuns dessa fase. Nesse momento delicado, a falta de assistência especializada obriga a puérpera a enfrentar os problemas iniciais da amamentação que coincidem ou se agravam com a apojadura.

Diante deste cenário a fonoaudiologia, compondo a equipe multidisciplinar, tem um papel muito importante. Cabe ao fonoaudiólogo orientar sobre o envolvimento da musculatura orofacial no aleitamento materno, advertindo quanto aos prejuízos e consequências do uso de bicos artificiais; avaliar estruturas orofaciais do bebê, posição de língua, lábios e bochechas, sucção, pega, postura e posicionamento, anatomia e condições das mamas e ganho ponderal do bebê.

O fonoaudiólogo é o profissional mais indicado para avaliar com precisão de detalhes o padrão de sucção do neonato, identificando a ação muscular desempenhada pelas estruturas orofaciais durante a extração do leite em seio materno. Ele é capaz de identificar as causas das alterações no padrão de sucção, realizando manobras e promovendo que buscarão o equilíbrio e irão garantir assim uma mamada eficiente tanto para a nutriz quanto para o lactente.

#aleitamentomaterno #amamentação #SMAM #SMAM2019 #WABA #WABA2019 #semanadaamamentação #semanadaamamentação2019 #maternidade #recemnascido #pega #pegacorreta #leitematerno #vida #viverpravaler

Categorias: