Um Manual de Instruções Para a Comunicação Homem-Mulher



Capa do Livro Homens são de Marte e Mulheres são de Vênus

Você está namorando? Está se preparando pra casar? Já é casado? Então você sabe que homens e mulheres são diferentes e - às vezes - você gostaria de ter uma bola de cristal pra adivinhar o que ele ou ela está pensando. Ou queria que seu parceiro tivesse vindo com manual de instrução pra saber como ele funciona, né?

Eu acho impressionante como somos diferentes e complementares. Realmente um complementa o outro MAS só se a gente souber aceitar as diferenças entre os dois e aproveitar essas diferenças. Às vezes a comunicação é difícil e a convivência impossível simplesmente por que você diz uma coisa e o outro entende outra coisa. Então nada melhor que entender a maneira que o outro tem de pensar.

Nesse livro John Gray tem uma sacada incrível. Ele apresenta homens e mulheres como seres de planetas diferentes que um dia se descobrem e querem viver juntos. Aí eles vêm para a terra, falam o mesmo idioma mas muitas vezes com significados diferentes. Então ele faz uma espécie de tradução muito simpática para que entendamos um ao outro.

"Imagine que os homens são de Marte e as mulheres de Vênus. Um dia, há muito tempo, os marcianos,olhando através de seus telescópios, descobriram as venusianas. Bastou uma olhadela nas venusianas para despertar sentimentos desconhecidos até então. Eles se apaixonaram e rapidamente inventaram a viagem espacial e voaram até Vênus.As venusianas receberam os marcianos de braços abertos. Elas sabiam intuitivamente que esse dia iria chegar. Seus corações se abriram para um amor que nunca tinham sentido antes.O amor entre as venusianas e os marcianos era mágico. Eles se deliciavam em estar juntos,fazer coisas juntos e participar juntos. Apesar de serem de mundos diferentes, eles se divertiam com suas diferenças. Passaram meses aprendendo um sobre o outro, explorando e apreciando suas necessidades,preferências e padrões de comportamento diferentes. Por anos seguidos viveram junto sem amor e harmonia.Aí eles decidiram voar para a Terra. No começo tudo era maravilhoso e lindo. Mas os efeitos da atmosfera da Terra assumiram o controle, e certa manhã todos acordaram com um tipo peculiar de amnésia: a amnésia seletiva!Tanto os marcianos quanto as venusianas esqueceram que eram de planetas diferentes e que deviam ser diferentes. Naquela manhã tudo o que tinham aprendido sobre suas diferenças foi apagadode sua memória. E desde esse dia homens e mulheres têm vivido em conflito." - Homens São de Marte e Mulheres São de Vênus - Capítulo I

Eu achei esse livro genial. Eu e o Ivo lemos ele durante o namoro. Eu dei várias palestras com esse tema e já indiquei esse livro para muitos casais. Vale a pena ler. É uma leitura gostosa e amena. E ele nos livrou de muitas discussões e muitos problemas simplesmente por entender as diferenças e RESPEITÁ-LAS. Eu vou colocar pouco a pouco algumas dicas do livro aqui e uma espécie de resumo.E sobretudo minha experiência da aplicação das dicas que ele dá. Mas nenhum resumo ou dica vai substituir a leitura desse livro. Super recomendo!

Então vou dar uma dica só pra começar: não tente mudar o outro. Isso nunca vai dar certo e só vai aumentar os conflitos. Se você escolheu essa pessoa para ser sua parceira na vida você deve aceitá-la como ela é. O fato de sermos sexos opostos já nos faz diferentes. Ainda tem a personalidade de cada um né? Esse livro vai ajudar a aceitar, entender e conviver com as diferenças próprias entre homem e mulher. E conhecer, aceitar e aprender a se enriquecer com essas diferenças com certeza nos faz crescer não só como casal mas também como pessoas. Eu aprendo MUITO com o Ivo. Ele é, com certeza, meu equilíbrio. E acho que esse é o sentido do relacionamento a dois: sermos complementares e não iguais.

#família #dicasderelacionamento #Vidaadois #diferençasentrehomensemulheres

Categorias: