Organização de armário: 5 Passos

Atualizado: 27 de mar. de 2019



Foto: Acervo Wix

Armário bagunçado dá aquela agonia né? Fora a perda de tempo. A gente nunca acha nada, as coisas estragam, os pares se perdem... Mas aí a gente olha para aquele armário revirado e não sabe nem por onde começar.

Então aí vão 5 dicas práticas e muito simples para você começar - e depois manter - a organização do seu armário.

1. DESTRALHAR:


Foto: Acervo Wix

Isso aí. Pode chamar como você quiser: desapegar, fazer a limpa, destralhar... o primeiro passo para organizar é manter somente aquilo que você realmente usa. Quanto menor o seu armário menos coisas você pode ter se quer manter ele organizado. O meu é desses bem pequenos também. Três portas para duas pessoas... Bate desespero às vezes mas me obriga a estar sempre me desfazendo do que não uso. A regra aqui em casa é: entrou uma roupa sai outra. Se não simplesmente não cabe e começa a bagunça.

Analisa direitinho o que você tem e se desfaça de tudo o que não usa ou que já não fica bom pra você. Uma boa dica é se desfazer de tudo aquilo que você não usa há pelo menos 1 ano. Só cuidado! Leve em consideração coisas como roupas de festa e roupas de estação pouco usada mas que você precisa manter. Sem exagero.

Aproveita pra fazer uma boa ação e doar as roupas que ainda estão boas e pode servir para outra pessoa mas que pra você não serve mais.

2. CLASSIFICAR:

Essa etapa é bem importante. Primeiro separe as coisas por categorias: blusas, calças, saias, sapatos, sandálias, chinelos, botas, lenços, calcinhas...

Depois separe em subcategorias: blusas de manga, blusas de lã, blusas de verão, camisetas de ginástica, blusinhas de alcinha, etc.

Você pode tirar um dia e fazer tudo de uma vez - o que é bastante cansativo então você precisa estar bem preparada e ter bastante tempo para não deixar pela metade. Ou ir fazendo aos poucos e ir separando em caixas ou dentro do armário mesmo.

3. DEFINIR UM LUGAR PARA CADA COISA

Ao fazer isso você já vai se dar conta que cada subcategoria vai ter um lugar específico. Por exemplo: as blusas de tecido mais estruturado que amassam mais precisam ir no cabide, as camisetas de ginástica podem ir na prateleira ou na gaveta, as blusinhas molinhas de alça ficam melhor acomodadas em gavetas ou até em caixas organizadoras ou colmeias.

Sendo assim fica mais fácil você olhar para seu guarda-roupas e pensar onde vai ficar cada coisa. Defina bem onde vai colocar cada subcategoria. Eu, quando vou organizar ou refazer a distribuição do meu guarda roupas- seja por que mudou a estação seja por que eu li ou vi alguma dica que achei interessante - faço um esboço. Desenho meu guarda-roupas grosseiramente e escrevo em cada parte o que vou colocar.

Tipo desenho de criança mesmo, só um rascunho, mas isso me ajuda muito a ter um lugar pra cada coisa e acaba sendo muito mais rápido organizar tudo depois. Vou fazer um um pouco mais bonitinho pra vocês verem como costumo fazer. É um rascunho, lembra né?


Tem dois blogs que eu sigo e que amo! Que dão dicas muito práticas sobre organizadores, maneira de guardar e dobrar as roupas. São o Tu Organizas e o Organize sem Frescuras. Eles também podem ajudar você a saber como fazer.

4. GUARDAR TUDO EM SEU DEVIDO LUGAR

Depois que você definir onde vai colocar cada coisa é hora da melhor parte: ver tudo em seu devido lugar. Guardar cada coisa naquele lugarzinho que você definiu que ela vai morar.


Foto: Acervo Wix

5. VIVER O MANTRA DA ORGANIZAÇÃO

“um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar NO MOMENTO”

Um dos primeiros posts do blog foi sobre organização. E aqui está o segredo para que essa organização que você fez se mantenha. Depois que eu já fiz minha organização, quando eu digo que preciso "organizar" meu armário eu, na verdade, estou dizendo que quero redefinir lugares, melhorar a organização.E não começar do zero, arrumar a bagunça.

Na verdade o que me inspirou a escrever esse post foi justamente uma conversa que tive com uma amiga ontem. Ela disse que ela tem que dedicar um tempo todo mês para organizar o armário dela. Então ela não está organizando ela só está arrumando. Mas isso não é vida né? Você ter que SEMPRE voltar a arrumar tudo e nunca ter as coisas do jeito que você quer. Então o mantra da organização vai te ajudar a manter essa organização e você só vai precisar mexer de novo no que você organizou quando você tiver uma ideia de como otimizar seu espaço ou melhorar a divisão de onde vai cada coisa.

Dá um pulo lá no post para entender melhor. Mas resumindo: é você não ficar enrolando para guardar as coisas e colocar elas no lugar definido, na casinha delas, assim que você deixar de usar. Sério! É muito melhor e você economiza muito tempo por que depois não tem que ficar catando coisas espalhadas nem procurando as coisas que você não sabe onde colocou.

Espero que esse seja o primeiro passo para que você seja um ou uma ex bagunceira!

#organizaçãodacasa #dicasdeorganização #Organizaçãoprática #serorganizada

Categorias: