OVO "JUDEU"


Como muitos sabem eu morei dois anos no México e lá aprendi a comer mais que um pão com manteiga e um copo de leite no café da manhã.

Lá eles levam a sério isso de que devemos "tomar café da manhã como reis e rainhas".

Hoje não consigo mais começar o dia sem uma boa refeição. Uma das receitas que conheci lá foi o "huevo judio" ou ovo judeu. Algo simples, rápido e DE-LI-CI-O-SO!!

O nome é esse por que eles fazem um buraquinho no pão com um copinho pequeno e a gema do ovo fica pra fora parecendo um quipá-aquele "chapeuzinho" que os judeus usam.

Parece fácil mas vou confessar que demorei pra conseguir fazer sem estourar a gema ou sem que ficasse tudo torto. Por isso resolvi compartilhar.

E: NÃO! Não é a mesma coisa que fritar um ovo e colocar em cima do pão.

Eu fiz uma releitura e uso o cortador que tenho em casa que é em forma de coração. Mas antes de ter o cortador eu usava um copinho de licor que faz um buraco praticamente do tamanho exato da gema.

Então vamos lá:

1. Aqueça um dos lados do pão numa frigideira antiaderente. Não deixe torrar e ficar muito duro. Também pode usar a torradeira na potência baixa se quiser. Eu prefiro na frigideira por que não passo do ponto que quero.


torrar o pão

2. Utilize o cortador ou um copo de licor para fazer um buraco no centro do pão. Deixe o lado que você torrou pra cima.


cortando o centro do pão

3. Coloque um pouco de óleo na frigideira - Se você tiver spray melhor ainda por que fica mais uniforme. Se não, basta colocar um pouco de óleo para o ovo não grudar na frigideira. Cuidado pra não colocar muito se não o pão fica muito gorduroso.

4. Abra o ovo na frigideira já aquecida – mas não muito. Depois mexa a frigideira suavemente para que a gema fique o mais centralizada possível na clara (Se a frigideira estiver muito quente você nem vai ter tempo pra fazer isso).


5. Coloque cuidadosamente o pão sobre o ovo ajeitando para que a gema fique bem centralizada no buraco. Eu digo cuidadosamente por que eu já estourei várias gemas até chegar ao ponto. Então se você é tão “delicada” quanto eu é bom ir devagar nessa parte. Se não tem que começar tudo de novo. Ou comer um pão com ovo mexido...


6. Deixe o ovo fritar em fogo baixo.

7. OPCIONAL: se você prefere a gema mais durinha use uma tampa de fritura para que ela cozinhe um pouco por cima. Mas se você – como eu – quer mesmo é que a gema fique mole pra “melecar” o pão quando você partir então essa parte é totalmente dispensável. Aqui em casa eu uso a tampa pra fazer pro marido.


8. Prontinho! Tire com cuidado com uma escumadeira. Esse é mais uma alerta para as desastradas né? Por que também já estraguei tudo várias vezes nessa etapa.


Ovo judeu pronto

9. Bom apetite!!!


Ovo judeu servido

#receitapratica #receitascaseiras #receitamexicana

Categorias: