Planejamento do Cardápio da Família em 3 Passos

Se você NUNCA fez um cardápio para sua família pode ser que você não saiba nem mesmo por onde começar OU pode parecer que é perda de tempo.


A primeira coisa que quero te dizer é: VOCÊ VAI GANHAR MUUUUITO TEMPO se dedicar 20 ou 30 min por semana para fazer seu cardápio.





E não só tempo. Vai economizar dinheiro.


Isso porque ao fazer o cardápio fica mais fácil fazer uma lista de compras.


Assim, o que vier do mercado para sua casa será realmente usado e o desperdício de alimento será quase nulo.


Então vamos a um passo a passo simples para você que está COMEÇANDO essa jornada:


1. Faça uma lista de pratos por refeição: café, almoço e jantar. Pense no que SUA família gosta.

Você vai se surpreender com a variedade. Isso vai servir de base para você fazer um cardápio.


A minha lista eu também divido em comidas mais elaboradas para fim de semana, em comidas quentes para o inverno e mais frescas e leves para o verão.


Depois que descobri a intolerância ao glúten e à lactose estou reformulando minha lista com novas receitas e ideias para toda a família.



2. Monte 2 ou 4 modelos de cardápio com isso: Com 2 modelos você já consegue repetir os pratos somente a cada 15 dias. Com 4 você pode usar um para cada semana do mês.


Outra maneira de fazer é - com essa lista em mãos e vendo o que tem na geladeira e despensa - montar o cardápio da semana e fazer uma lista de compras caso falte algo.


Atualmente faço assim e ensino a fazer desta maneira no curso Planejar pra Valer. Acho que é mais fácil para quem está começando.


Geralmente faço cardápio para 2 semanas.






3. Faça sua lista de compras:


Aqui em casa fazemos uma compra de mês. E na metade do mês fazemos outra só de carnes, frutas e verduras. Ou seja: a cada quinze dias fazemos uma compra. Uma grande e outra pequena.






Veja como você prefere fazer em sua casa. O importante é que haja um planejamento do que você vai servir e DEPOIS do que você vai comprar.


Isso evita aquelas idas à mercearia da esquina para comprar alguma coisa que faltou a cada dois ou três dias. OU o desperdício de alimento porque você comprou coisa demais e não conseguiu consumir.



Gostou das dicas? Quer um post sobre como fazer uma boa lista de compras?


O modelo de cardápio vazio e da lista de compras para imprimir está disponível gratuitamente em MATERIAIS GRATUITOS

Categorias: