Transição do Berço para a Cama


Quem me acompanha pelo Instagram sabe que eu precisei passar o Davi para a cama um pouco antes do que eu imaginava. Meio de supetão.

Nós aqui usamos o método da Encantadora de Bebês para ensinar o Davi a dormir sozinho. Eu colocava ele acordado no berço, apagava a luz, dava boa noite e saía. Quando ele aprendeu a falar dava até tchau. Depois dormia sozinho.

Um belo dia eu saí do quarto e fui ver o jornal. De repente escutei um barulho de algo caindo. Achei que fosse a gata ou o vizinho de cima. De repente escutei alguém tentando abrir a porta do quarto do Davi por dentro. Eu fiquei petrificada sem saber o que estava acontecendo. Quando me dei conta do que poderia ser, corri para o quarto dele. E lá estava ele de pé. FORA DO BERÇO.


Imagem: Acervo Wix

PRIMEIRA NOITE SEM BERÇO:

Eu tentei colocar ele de volta e ele tentou pular de novo. Então - na minha inocência - montei o berço desmontável no meu quarto e ele pulou - claro! (descobri que esse é ainda mais fácil de pular)

Esse dia ele dormiu na minha cama.

Aí começou a saga.

SEGUNDA E TERCEIRA NOITES - COLCHÃO NO CHÃO

No dia seguinte eu transformei o berço dele em cabana (questão para outro post). Coloquei o colchão no chão e umas almofadas. Eu deitei ao lado dele. Ele demorou 2 horas para dormir. Saía e voltava, pedia água, subia em cima de mim. Estava super agitado com a novidade. De madrugada acordou chorando assustado. Voltei para o quarto dele e demorou mais alguns minutos até ele dormir.

Na terceira noite demorou 1 hora e meia. Mas ainda rolava para fora da cama.

Nesses dois dias ele acordou assustado e chorando.

QUARTA NOITE - COM GRADE DE PROTEÇÃO

Então a inteligência aqui decidiu comprar a grade finalmente. E foi uma maravilha! Ele adorou.Acho que se sentiu mais protegido já que foram 2 anos no berço. Mas mesmo assim ele ficou agitado com a novidade e demorou 1 hora para dormir.

Eu achei que só colocando um tapete e almofadas estava bom. Afinal eu via aquelas lindas caminhas montessorianas assim: sem grade, né. Mas o Davi não só rola. Ele peregrina por todo o berço e cada hora está em uma posição. Eu percebi que a grade era essencial. Além disso ele mesmo se sentiu mais seguro.

Na quarta noite não só dormiu a noite toda como já acordou mais tranquilo.

1 SEMANA DEPOIS

Ainda não conseguimos voltar a deixar ele sozinho no quarto para dormir. Eu fico sentada na poltrona e depois saio. Mas ele já dá o beijo de boa noite e entra sozinho na cama, deita e espera que eu cubra ele. E em geral sai menos da cama e está demorando entre 20 e 30 min para dormir.

Agora já acorda feliz e até fica mais tempo na caminha sem chorar e sem chamar.

Espero em breve contar pra vocês que ele está ficando acordado na caminha e eu saindo do quarto novamente antes que ele adormeça.

#transiçãoberçocam #a #sonoinfantil #sonodacriança #dormirsozinho #minicama

Categorias: